CIDADES DE SANTA CATARINA ONDE IMÓVEIS VALORIZAM TRÊS VEZES MAIS DO QUE NO RESTO DO PAÍS.

03 de agosto de 2022

O informe FipeZap de julho mostra que quatro cidades analisadas pelo índice em Santa Catarina tiveram valorização pelo menos três vezes maior do que o padrão nacional nos últimos 12 meses. Enquanto a média das 50 cidades acompanhadas, em todo o país – incluindo as capitais - foi de 5,97% de valorização do metro quadrado, em Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí e São José os preços subiram pelo menos 19%.

 

A campeã de valorização é Balneário, que ocupa o primeiro lugar no ranking com o metro quadrado mais caro do país – média de R$ 10.221. O aumento, na cidade, foi de 22,88% em 12 meses. Em seguida vêm Itapema (20,56%), São José (19,73%) e Itajaí (19%).

Os demais municípios catarinenses que são analisados pelo índice FipeZap também estão acima da média nacional. Florianópolis teve valorização de 13,42%, Blumenau 15,29%, e Joinville 10,77% em 12 meses.

Com esses resultados, todas as cidades avaliadas em SC tiveram valorização acima da inflação no período. Segundo o IGP-M, a inflação nos últimos 12 meses ficou em 10,08%. A média nacional de variação no preço dos imóveis, no entanto, foi bem menor, de 5,97%. Santa Catarina tem índices mais expressivos, o que mostra o aquecimento do setor no Estado.

 

No último mês, segundo o informe FipeZap, os preços no mercado imobiliário nacional subiram acima da inflação. A média foi de 0,52% de variação, enquanto a inflação medida pelo IGP-M é de 0,21%. Todas as cidades avaliadas em SC continuam acima da média.

REURBANIZAÇÃO DA ORLA DA AVENIDA ATLÂNTICA

03 de agosto de 2022

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Reurbanização da orla da Avenida Atlântica

  • Você deve ter ouvido falar do alargamento da faixa de areia de 25 para 70 metros em Balneário Camboriú, certo? Agora, a reurbanização da orla da Avenida Atlântica deve agregar ainda mais valor para a cidade. O projeto, elaborado pelo Escritório Índio da Costa, foi apresentado em audiência pública realizada no dia 19 de julho, na Câmara de Vereadores. 

A proposta de construção de um parque linear e acessível, integrando o Pontal Norte e a Barra Sul, vai consolidar Balneário Camboriú como uma cidade única, moderna e bem desenvolvida. Além disso, tamanho investimento em melhorias assegura cada vez mais bem-estar e qualidade de vida, tanto para a população, quanto para os turistas.

Vamos saber mais sobre o assunto? Siga a leitura e entenda o que está previsto para a reurbanização da orla da Avenida Atlântica.

Reurbanização da orla da Avenida Atlântica: o projeto 

 

A reurbanização da orla da Avenida Atlântica prevê a construção de um belíssimo parque à beira mar, com o conceito de jardim urbano, moderno e acessível. No projeto, consta o plantio de árvores, vegetação e restinga, decks de acesso à praia, mobilidade, iluminação, lazer e, é claro, segurança. Confira: 

Mobilidade

  • A calçada da Avenida Atlântica vai se tornar um calçadão, oferecendo muito mais comodidade para as caminhadas à beira-mar.
  • ciclofaixa será uma faixa de micromobilidade, com o intuito de desafogar o trânsito e preservar o meio ambiente.
  • Via exclusiva para o Ônibus Elétrico VLT, com propulsão elétrica silenciosa e não poluente, piso baixo para facilitar o acesso de idosos, portadores de 
  • necessidades especiais e carrinhos de bebê.  
  • Também haverá uma pista específica para corrida.

 

Infraestrutura de lazer

  • Ao longo da orla, estão previstos parques playgrounds para a diversão das crianças.
  • Além disso, haverá academias de ginástica ao ar livre, dog parksbicicletários deques.

 

Segurança e limpeza

  • Os quiosques serão reestruturados, assim como as lixeiras e os postes de iluminação.
  • Tudo será pensado para compor um visual impecável e um novo cenário noturno – sempre considerando a segurança, o acolhimento do público e a personalidade contemporânea de Balneário Camboriú.

 

Sustentabilidade

Atualmente, qualquer projeto para aumentar o conforto e a qualidade de vida atenta para como o meio ambiente será beneficiado. Por isso, a revitalização também prevê o plantio de restinga. Essa foi, inclusive, uma das exigências para o licenciamento ambiental.  

A proposta prevê a incorporação de toda a vegetação existente no local, tanto a arborização das calçadas, quanto a pequena mancha de restinga existente na ponta norte, o adensamento da arborização dos dois lados da avenida, e, no ponto mais próximo à areia da praia, vegetação rasteira e nativa de todo o litoral brasileiro.

A reurbanização da orla da Avenida Atlântica antevê o plantio de espécies como:

 

  • capim-das-dunas;
  • capim-da-praia;
  • batateira-da-praia;
  • acariçoba;
  • capotiraguá;
  • feijão-da-praia.

 

A restinga exerce função ambiental e de barreira – isto é, impede o avanço do mar e o carregamento da areia para a calçada ou para a rua. Além disso, também é uma excelente opção de abrigo para a fauna local

Valorização imobiliária

Balneário Camboriú tem o metro quadrado mais valorizado do Brasil, com índices superiores a 25% ao ano, conforme dados da FipeZap. A cidade é referência em imóveis de alto padrão e vem atraindo cada vez mais interessados em excelentes oportunidades de investimento. 

Nos quatro primeiros meses de 2022, estima-se que mais de um milhão de turistas tenham visitado o município. Mas o que atrai tanta gente? As belezas naturais, os projetos arrojados e, é claro, os extraordinários índices de qualidade de vida e segurança. 

Enquanto o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio do Brasil é de 0,699, Balneário Camboriú chega a 0,84, por exemplo. E quanto à segurança, que é uma das grandes preocupações dos brasileiros? O município figura no Ranking Connected smart Cities como o mais seguro do Brasil, entre mais de 700 cidades avaliadas. 

Ainda nesse ranking, BC é:

 

  • a primeira colocada na avaliação quanto ao meio ambiente;
  • a segunda colocada em governança e mobilidade;
  • a quinta colocada em saúde.  

 

O projeto de reurbanização da orla da Avenida Atlântica é um dos grandes investimentos que vêm sendo realizados no município. Ele contribuirá com a melhoria de todos esses índices. Afinal, investir é cresceragregar valorinovar. E nesse quesito, em especial, Balneário Camboriú é um exemplo para o país. 

Gostou deste conteúdo? Continue navegando no nosso blog para ler mais notícias como esta e ficar por dentro de oportunidades incríveis na região.

BC+SANEADA

03 de agosto de 2022
BC+SANEADA: Você sabia que Balneário Camboriú está rumo a universalização do saneamento⁉️

Somos referência como uma das cidades mais saneada de SC e entre as 116 cidades brasileiras próximas de atingir a cobertura dos 100% de rede desejados.

✅ E essa meta deve ser alcançada até o fim de 2022, com a implantação da rede coletora no Estaleiro e Estaleirinho em andamento – únicos bairros ainda não saneados – com 60% da obra executada. Nessas localidades, as ligações dos imóveis com a rede externa, só devem ser feitas após finalização da obra, sendo encaminhada uma notificação pela Emasa.

✅ Porque, muito mais importante do que ter a rede implantada, são os imóveis estarem conectados corretamente à rede. Então, se o seu imóvel é contemplado pelo sistema de esgotamento sanitário do Município, verifique a situação das ligações hidrossanitárias.

Saneamento e qualidade de vida à população e saúde ao meio ambiente!